Avaliador de imóveis: Quanto vale sua casa ?

avaliador de imoveisCom larga experiência no ramo imobiliário, realizo diáriamente avaliação de imóveis na região de Lisboa. Existem diversos fatores que colaboram para aumentar o preço de uma casa, como também, para reduzí-lo. Dessa forma, decidi escrever este artigo para ajudar as pessoas que pensam em vender uma casa a entender esta flutuação de preços. Dessa forma, a carreira de mediadora e avaliador de imóveis me trouxe grande experiência e conhecimento sobre o comportamento dos preços.

Localização

A localização de uma casa é o primeiro fator que influencia em seu preço. Cada cidade e bairro de Lisboa ou da Margem Sul possui uma média de preços. Contudo, não é só a localização que diz os valores de um imóvel. Dessa forma, há diversos outros fatores que explicarei a seguir. Em Lisboa, os preços mais altos estão nas freguedias de Misericórdia (3900 euros/m2) e Santa Maria Maior (3600 euros/m2). A Freguesia de Marvila, por sua vez, possui o menor valor do metro: 1500 euros/m2 em média.

Estado de conservação da casa

Um dos fatores que mais influencia no valor de uma casa é seu estado de conservação. Todo avaliador de imóveis possui olhos atentos a isso. Por exemplo, uma casa precisando de muitas reformas, por pintar, afasta o interesse dos compradores. Cerca de 50% dos compradores sequer agendam visita em casas que precisam de reformas. Em contrapartida, há investidores em busca de casas baratas que preferem as casas precisando de remodelagem justamente com o objetivo de reduzir seu valor. Estes, por sua vez, as compram e fazem remodelagens, com o objetivo de vender mais caro e assim fazer um lucro.

O prédio

interior de um predio avaliador de imoveisApesar de muitos vendedores estarem acostumados com um prédio, por residirem ali por muitos anos, o estado de conservação externo do prédio influencia e muito na decisão de quem vai comprar uma casa. Por exemplo, o hall e as escadas do prédio são seu cartão de visita. Um prédio em más condições, uma escada precisando de manutenção, ou até mesmo paredes das partes comuns precisando de pintura são ítens que desvalorizam o imóvel. Como avaliadora de imóves, conheço muitos clientes compradores que ao verem um prédio em más condições, desistem logo de olhar o imóvel.

Planta da casa

Uma boa planta valoriza seu imóvel. Pelo contrário, uma planta esquisita, irá desvalorizá-lo. Corredores longos demais, quartos estreitos, salas que não acomodam bem uma mesa de jantar e um sofá são exemplos de casos que geram desvalorização pela planta. Por exemplo, compradores de um T4 irão exigir uma sala de estar ampla e confortável. Enquanto isso, compradores de um T1, já aceitam salas menores e mais compactas como em muitos imóveis do airbnb.

Barulho na rua

Ao mesmo tempo que quem compra uma casa sempre quer uma localização, com mercados, comércio, escolas, etc, um local com demasiado barulho afasta o comprador. Por exemplo, casas em frente a escolas costumam ter barulho de miúdos no final dos turnos escolares. Ou então, um prédio em frente a um hospital, costuma ter barulho de ambulâncias a passar com sirenes ligadas. O público português normalmente prefere locais tranquilos e silenciosos a ruas muito movimentadas. Esta materia sobre ruas barulhentas no Bairro Alto explica uma situação complicada vivida pelos moradores deste bairro lisboeta. Por exemplo, caso o imóvel a venda esteja localizado em um sítio barulhento, seu valor pode cair até 5%.

Janelas, exposição solar e claridade

Imagine um apartamento com ótima metragem, quartos amplos, em uma zona bastante valorizada da cidade. Agora, imagine se este mesmo imóvel for uma cave, sem janelas, e com odor de mofo. Certamente os compradores não irão gostar. Um avaliador de imóveis sempre precisa observar a exposição solar, a claridade e a posição das janelas de uma casa. Quanto mais arejada for, e quanto mais horas por dia o sol ali bater, maior a valorização de um imóvel. É claro que imóveis sem janelas possuem seu valor de mercado, e são perfeitamente vendáveis. Contudo, caso o imóvel se enquadre nesta situação, há aí uma desvalorização.

Conclusão: como trabalha um avaliador de imóveis

São inúmeros os fatores que podem aumentar ou diminuir o valor da sua casa. Antes de vender sua casa, o ideal é contactar um avaliador de imóveis profissional de confiança, para lhe dar um panorama com o valor do mercado. Há ainda algumas informações básicas como por exemplo a documentação do imóvel. Antes de se colocar uma casa a venda, é feita uma análise destes documentos. Em seguida, um avaliador toma como base o valor médio do metro quadrado em determinada região. Em seguida, são ponderados diversos fatores como os aqui explicados. Por fim, se estabelece um parecer com uma faixa de valores. A venda de sua casa, estará compreendida dentro desta faixa calculada pelo profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *