Comprar casa em Lisboa para arrendar pelo Airbnb

É possível comprar casa em Lisboa, e usar os ganhos do Airbnb para pagar as prestações do financiamento ? A resposta é SIM. Mesmo sendo estrangeiro.

Actualmente, cerca de 70% das pessoas compram imóveis em Lisboa para fins de investimento em arrendamento a turistas. Em suma, praticamente todos os dias ajudo investidores estrangeiros e portugueses a comprar casas em Lisboa para arrendar pelo Airbnb, buscando o melhor apartamento possível, em zonas com alta rentabilidade.

Um apartamento arrendado pelo Airbnb pode render ao proprietário até 500% mais do que um arrendamento comum. Por isso, decidi escrever este artigo para orientar as pessoas explicando os passos que devem ser adoptados para começar a arrendar usando o Airbnb.

Atuo com arrendamento a turistas há quase dez anos. Lisboa vem se tornando uma grande potência turistica na Europa. Ano após ano, esta capital charmosa vem ganhando importantes premios internacionais. Não só os prêmios, Lisboa vem conquistando o coração dos turistas mundo a fora.

Sem dúvidas é um investimento muito frequênte comprar casa em Lisboa para investir em arrendamento a turistas pelo Airbnb. Por isso, muitos proprietários que antes arrendavam a inquilinos fixos e pensavam em vender seu imóvel em Lisboa, hoje já consideram arrendar através do Airbnb.

O  Decreto-Lei n.º 128/2014, de 29 de agosto, alterado pelo  Decreto-Lei n.º 63/2015, de 23 de abril, da Camara Municipal de Lisboa (CML), regulamenta a actividade de alojamento local na cidade. Dessa forma, todos os estabelecimentos de aluguer a turistas (chamados Alojamento Local), a criarem um registo. Contudo, pode parecer algo complicado, mas este registo é bastante simples, como vamos explicar a seguir.

Neste artigo, listarei ítem a ítem necessário para que você alugue seu apartamento a turistas em Lisboa.

comprar casa em lisboaPasso 1 – Comprar uma casa em Lisboa

Sendo proprietário de um apartamento em Lisboa (mesmo com financiamento bancário) é possível arrendar através do Airbnb.

Faça uma busca com um mediador imobiliário, conheça as zonas da cidade. Ainda há opções de casas baratas a venda em Lisboa. Sendo assim, recomendo sempre aos meus clientes a compra de um apartamento o mais perto do centro possível. É possível lucrar praticamente em qualquer zona da cidade, porém, quanto mais perto do centro de Lisboa estiver, maior será seu rendimento. Recomendamos sempre fazer uma boa avaliação no imóvel que deseja comprar, para ter a certeza de que o preço está dentro do mercado. Veja aqui uma lista de documentos para comprar um apartamento em Lisboa.

Também é possível sublocar um apartamento do qual você seja inquilino. Para isto, é necessário constar no contrato de locação a permissão do proprietário para que você subloque o espaço a turistas. É muito dificil que um proprietário permita este tipo de sublocação.

Passo 2 – Mobiliar sua casa e prepará-la para os hóspedes

Prepare sua casa com uma quantidade confortável de camas, compre um certo stock de toalhas e roupas de cama. Ainda, prepare aos hóspedes dicas de restaurantes, passeios e mapas da cidade. É uma tarefa simples. Não esqueça de fazer um bom planejamento para aquecimento da casa. Uma casa com aquecimento é sempre mais valorizada e mais procurada pelos turistas.

Sempre que preferem, indico aos meus clientes profissionais especializados neste tipo de preparo de casas, incluíndo mobilia, decoração e serviços de reformas e reparos.

Passo 3 – Abrir actividade nas finanças

Basta ir a qualquer loja das finanças, portando seu documento de identificação, e solicitar a abertura da actividade de alojamento local. Logo, é uma tarefa simples, que leva poucos minutos.

Passo 4 – Obter um número de registo de alojamento local

É necessário fazer uma comunicação prévia através do balcão do empreendedor , para obtenção do número de registo de alojamento local. O Airbnb irá precisar deste número de registo para dar andamento ao seu anuncio.

Passo 5 – Crie uma conta no Airbnb

O cadastro no Airbnb pode ser feito neste link .  Em seguida, você deverá inserir as informações sobre o seu apartamento, como número de quartos, camas, utensílios e ítens disponíveis.

Você pode pedir ao Airbnb para que envie um fotografo profissional ao seu local. Atualmente eles fornecem este serviço de forma gratuita, e isso agrega bastante valor ao seu anúncio.

Passo 6 – Receba contactos e gerencie as reservas

O Airbnb oferece um sistema bastante intuitivo e fácil de usar, para gerenciar as reservas e contactos de interessados. Dessa forma, antes de cada hóspede chegar, você precisa preparar toda a casa, chamar uma faxineira, e preparar as roupas de cama.

Para os proprietários investidores que não disponham de tanto tempo, sempre indico empresas especializadas nesta gestão de alugueres a turistas, cobrando uma porcentagem dos valores das rendas.

Passo 7 – Emita facturas para os alugueres feitos

Por fim, para todo aluguer feito deve ser emitido um recibo verde no site das finanças, recolhendo o IVA a taxa legal em vigor. Também, pode ser usado um programa certificado de facturação, caso prefira.

Meu nome é Isabela Carvalho, sou consultora imobiliária da Century21 – Fitamétrica 12 em Lisboa. Posso ajudá-lo a comprar casa em Lisboa com toda a segurança e tranquilidade.
Meu contacto é +351 925 699 535 e meu email é isabela.carvalho@century21.pt .

 

Caso precise de auxílio para fazer a gestão de alugueis pelo Airbnb, preparo da casa (mobília), entrega de chaves aos hóspedes ou serviços relacionados, indico o Sr. Ricardo (+351 911 797 772).

 

Fonte: https://www.cm-lisboa.pt/servicos/pedidos/atividades-economicas/turismo/alojamento-local-registo-da-atividade/o-que

8 thoughts on “Comprar casa em Lisboa para arrendar pelo Airbnb

  1. Roserens

    Bom dia Senhora,
    Sou brasileira e meu esposo é Suiço. Amamos Portugal e estamos interessados em comprar apartamenteo em Lisboa até 120 mil euros para aluguel no AIRBNB. Mas temos muito pouco para dar entrada, entao precisamos de um banco que nos venda com 100% ou quase. Poderia nos ajudar?
    Temos os 2, 53 anos. So ele trabalha. Mas tem um bom salario, e esta ha 30 anos na mesma empresa.
    Agradeço pela vossa resposta. Tenha um bom dia e uma otima semana.

    Reply
    1. Isabela Carvalho Post author

      Ola Roserens, bom dia! Actualmente os bancos não estão a financiar 100%. Sempre pedem uma entrada de 20 ou 30%, depende do caso. Você pode me contactar pelo tlm ou whatsapp +351 925 699 525, e assim consigo lhe enviar algumas opções a venda dentro desta faixa de valor, ok ?

      Reply
  2. José

    Bom dia Isabela, estou me programando aqui, como um imóvel meu aqui ok Brasil de 700,000,00 a venda. Vc acha que com este valor eu consigo comprar dois de 80 mil euros !!

    Reply
    1. Isabela Carvalho Post author

      Ola José, boa noite. Há opções de apartamentos abaixo de 100 mil euros nas regiões de Sintra, Almada, Amadora, Montijo, etc. Me envie uma mensagem pelo Whatsapp +351 925 699 525, e assim posso lhe enviar algumas opções disponíveis, ok?

      Reply
  3. Maria Falagueira

    Ola Isabela, bom dia ! Com um investimento de 150 mil euros, consigo comprar um apartamento em Lisboa para arrendar usando Airbnb ? Sendo Brasileira, posso arrendar usando Airbnb também, em Lisboa ?

    Reply
    1. Isabela Carvalho Post author

      Oi Maria! Sendo Brasileira você pode perfeitamente alugar seu apartamento pelo Airbnb sim. Não há qualquer restrição quanto a isso. Há ótimos apartamentos a venda em Lisboa neste preço. Me contacte sff, e assim posso lhe indicar algumas opções.

      Reply
  4. Jefferson

    É possível eu adquirir um apartamento em Lisboa para uso em alguns meses durante o ano, e alugar quando estiver fora de Portugal ? Por exemplo, se usarmos durante parte do ano a casa, e alugarmos por Airbnb nos meses em que a casa estiver fechada ? Isso seria importante para ajudar a pagar o financiamento, se for possível.

    Reply
    1. Isabela Carvalho Post author

      Ola Jefferson! É claro que pode. O Airbnb lhe permite alugar por somente algumas semanas no ano, sem qualquer problema. Alias, esta é uma prática muito comum. Nossos clientes investidores quase sempre usam o Airbnb pra ajudar a pagar as prestações do financiamento da casa. Fazendo um bom trabalho, tendo um apartamento bem decorado e confortável, localizado em uma boa zona, o trabalho com o Airbnb na maioria das vezes já é suficiente para pagar as prestações da casa.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *