Comprar casa em Lisboa: Os 5 erros mais comuns

Todos os dias recebo dezenas de contatos e ajudo muitas pessoas a comprar uma casa em Lisboa. Para além de Portugueses, há pessoas de todas as nacionalidades vindo investir na capital Lusa. Neste artigo explicarei os 5 erros mais cometidos pelas pessoas que pretendem comprar casa em Lisboa,

comprar casa em lisboaErro 1: buscar somente os bairros centrais

Primeiramente, o comprador precisa saber qual o seu objetivo: investimento ou habitação principal. Há muitos investidores que vêm para comprar casa em Lisboa, deslumbrados com Bairro Alto ou Príncipe Real. Contudo, você pode ter mais rendimentos comprando uma casa em um bairro um pouco mais afastado do centro, com um tamanho maior. Por exemplo, um T3 em São João muito provavelmente irá lhe render mais do que um T0 no Bairro Alto. E, acredite, o preço de um T0 no Bairro Alto é ainda mais caro.

Erro 2: ruas próximas a hospitais

É claro que uma zona com comércio farto, mercados, escolas, etc sempre enche os olhos do comprador. A maioria dos compradores em Lisboa sempre me faz essa pergunta: “Como é o comércio no local ?’. Contudo, recomendo evitar as ruas muito próximas a hospitais. Por exemplo, as ambulâncias do INEM fazem imenso barulho, e passam nas mais variadas horas do dia. Imagine ter, todos os dias, veículos barulheiros a circular perto de si ? É de fato algo que desagrada. Já tive alguns clientes que compraram casas em Lisboa perto de hospitais, e simplesmente as colocaram a venda meses depois. Por sua vez, estes tornaram a comprar apartamentos em zonas mais calmas.

Erro 3: procurar imóveis em prédios novos ou remodelados

Há muitos investidores que vivem de comprar casas em Lisboa em mau estado justamente para remodelar. Em Lisboa há uma vasta oferta de casas precisando de reformas. Por exemplo muitas vezes se consegue um desconto de até 20% do valor do imóvel pelo fato de não estar em um estado. Em contrapartida, uma casa remodelada em Lisboa, pode lhe custar até 20% acima do preço médio dos imóveis, segundo avaliadores. Todo comprador quer, a partida, uma casa nova e moderna, com aquecimento central, elevador, garagem, etc. No entanto, isso tem um custo elevado em Lisboa. Dessa forma, recomendo considerar fazer uma reforma na casa que escolher. Há diversos prestadores de serviços em sites como o Habilitissimo a oferecer serviços de remodelagens a um bom preço. Como outro exemplo, as casa do banco costumam ser ótimas oportunidades. Normalmente são casas que estão fechadas há algum tempo, e não são remodeladas.  Porém têm boas condições de financiamento bancário.

Erro 4: se pretender investir em alojamento local, evite o centro

Todo alojamento local precisa de aprovação e registo na Camara Municipal de Lisboa. Ao mesmo tempo que este registo é simples e rápido, algumas zonas da cidade estão demasiado lotadas de imóveis a ser locados nessa modalidade. Dessa forma, em zonas como Bairro Alto, Baixa e Príncipe Real quase não há oferta para aluguel fixo. Por isso, a Camara tem feito uma fila de espera para só conceder novos registos quando houver alguma baixa em outra casa. Os bairros mais afastados do centro não tem este problema. O objetivo da Camara é justamente distribuir melhor as casas compradas com a finalidade de alojamento local para as outras zonas da cidade.

Erro 5: o caso do Beato, Marvila e Olivais

Nos anos 70, estas regiões eram bastante feias, com muitos armazens e indústrias. Conforme os anos passaram, as zonas mudaram muito de formato e receberam imensos investimentos do governo. Um comprador sempre possui uma determinada verba, e o meu objetivo como profissional é entregar a si a melhor casa possível dentro desta verba. É claro, tudo de acordo com a localização, espaço e condições que forem do seu agrado. No entanto, muita gente acaba por não considerar estas 3 zonas: Beato, Marvila e Olivais. Nestas zonas estão as casas mais baratas de Lisboa. Estas zonas receberam ótimos restaurantes, mercados e muitas empresas estão a se instalar ali, como por exemplo o Hub Criativo do Beato. Este sitio reune grandes empresas em uma zona totalmente revitalizada, que antes era composta por fábricas e fora abandonada por muito tempo. Há bastante oferta na região, e muitos proprietários estão a vender suas casas por ali.

Conclusão: quais cuidados ter ao comprar casa em Lisboa

Lisboa é um local super agradável, tranquilo e seguro. Não é atoa que atrai investidores de todo o mundo. Ao comprar casa em Lisboa, recomendo ter sempre contato de um mediador imobiliário de sua confiança. Por exemplo, todos os dias ajudo tanto portugueses como estrangeiros a realizar o sonho de ter sua casa na capital portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *