Já é o momento certo para vender sua casa em Lisboa ?

A valorização dos imóveis em Lisboa ultrapassou os 25% no ano de 2017. Por exemplo, em 2016, foram 15% de aumento no valor médio do metro quadrado. Dessa forma, muitos clientes e investidores me fazem a pergunta: “já é altura de colocar meu imóvel a venda?”. Entenda se já é hora de vender sua casa.

A grande valorização dos imóveis em Lisboa ocorreu nos últimos anos por alguns fatores:

  • A emissão de vistos gold a estrangeiros
  • A expansão do turismo na capital portuguesa
  • A retomada do crédito a habitação
  • A escacez de casas dos bancos.

Até quando deve ir a valorização dos imóveis em Lisboa ?

Em todo mercado financeiro (por exemplo, as ações), há um movimento comum que se chama “correção”. Por exemplo, uma correção de valor é uma ligeira queda, logo após uma alta expressiva.

O mesmo ocorre no mercado imobiliário. Agora já em 2018, investidores que compraram um imóvel em Lisboa antes de 2016, por um preço bem menor, estão a vender seu imóvel por um preço muito superior, realizando o lucro da operação realizada. Segundo este artigo do DN, já há um movimento crescente de investidores a vender seus imóveis.

O valor do metro quadrado nas zonas centrais de Lisboa, já se assemelha ao valor de Paris. Por exemplo, o PIB per cápita da França é de 36 mil dólares/ano, enquanto o de Portugal é de 19 mil dólares/ano (fonte: banco mundial), pode-se esperar um movimento de correção de valores nos próximos meses.

É um bom momento para vender sua casa em Lisboa ?

Primeiramente, o mercado imobiliário de Lisboa ainda está aquecido, e os imóveis ainda costumam ser vendidor rapidamente. Dessa forma, o tempo médio que uma casa leva para ser vendida hoje, é de 3 a 6 semanas.

Conforme haja uma correção nos valores, esperada para os próximos meses, mais e mais casas entrarão no mercado, a causar uma maior oferta. Por isso, a tendência é empurrar os valores das casas para baixo.

Hoje temos dois movimentos comuns de vendedores de casas: famílias a vender grandes apartamentos e prédios. Há muitas familias a tomar uma decisão em vender sua casa. Estão a ser mudar para casas menores ou até mesmo casas maiores fora de Lisboa. Também, há investidores a realizar seu lucro e aplicar os rendimentos em outros fundos ou empreendimentos, a espera da correção dos preços.

E para a compra de um apartamento em Lisboa, o momento é favorável ?

As famílias sempre têm suas necessidades nas diferentes etapas da vida. Um casal a esperar um filho, tende a comprar uma casa maior. Um casal de idosos a se reformar, quando os filhos se casam, tendem a buscar uma casa menor. Este tipo de movimento sempre existirá.

Para aqueles que estão a se mudar para Lisboa, ainda há casas baratas a venda nas zonas mais afastadas do centro da cidade. Ainda há casas com um bom preço – especialmente aquelas em que se necessita remodelagem. É sempre possível que o vendedor estude uma proposta de um valor razoavel.

Meu nome é Isabela Carvalho, sou consultora imobiliária da Century21 – Fitamétrica 12 em Lisboa. Posso ajudá-lo a vender um apartamento em Lisboa com toda a segurança e tranquilidade.
Meu contacto é +351 925 699 535 e meu email é isabela.carvalho@century21.pt .

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *