Vender casa: Sete dicas para vender sua casa mais rápido e melhor

Tirar fotos com o telemóvel e publicá-las na internet parece ser uma receita simples para vender uma casa ou apartamento, mas é na verdade um erro muito comum. Existem algumas armadilhas na hora de se vender casa que precisam ser observadas, para que não se perca dinheiro ao vender um imóvel.

Usarei minha experiência neste mercado para oferecer algumas dicas importantes sobre como anunciar a sua casa e realizar uma venda de forma segura e rápida, sem maiores problemas ou contratempos.

Dica 1 – Separe todos os documentos necessários para vender sua casa

Antes de mais nada, prepare todos os documentos para vender uma casa:

  • Cartão de cidadão
  • Certidão permanente/teor
  • Caderneta predial
  • Licença de utilização (após 1951)
  • Certificado energético
  • Ficha técnica (após 2004)
  • Plantas
  • Escritura atual/anterior

Dica 2 – Organize e limpe a sua casa

veder casa: arrume a loiçaPode não parecer, mas uma casa desorganizada tem mau aspeto para os olhos do comprador. Antes de mais nada, recomendamos remover brinquedos do chão, roupas que estejam sobre as camas, alimentos ou garrafas que estejam na cozinha. Lave todas as loiças e coloque todos os utensílios de cozinha nos armários. Magnéticos de frigorífico, desenhos infantis ou papéis espalhados também podem causar uma má impressão. Normalmente as casas do banco estão sempre sujas e em piores condições, pelo fato de estarem fechadas há mais tempo. É importante sempre deixar a sua casa com um bom aspecto.

Deixe as bancadas de cozinha livres e limpas, mesas de jantar e escrivaninhas sem papeis por cima. Sofás somente com as almofadas decorativas. Mantenha as camas dos quartos sempre bem feitas, e com a melhor roupa de cama que tiver. Um comprador sempre gosta de ver a casa limpa e o mais “clean” possível.

Faça a manutenção e limpeza necessária no ar condicionado ou no aquecimento central, se houver. Uma pergunta bastante frequente dos compradores é sobre o estado de conservação e funcionamento dos aquecedores da casa.

Dica 3 – Descubra quanto vale o imóvel

Colocar uma casa ou apartamento à venda pelo valor correto e alinhado com o mercado é de extrema importância: uma venda por um valor errado pode resultar num prejuízo enorme. Dessa forma, um mediador imobiliário poderá ajudá-lo nesse âmbito, ao realizar uma avaliação do imóvel com uma pesquisa de mercado, apresentando um valor correto e seguro para a sua casa.

Sem a assessoria profissional para vender casa, é muito comum o vendedor estimar um valor ou muito alto ou muito baixo para o imóvel. Muitas vezes a sua casa vale até mais do que você imagina! Porém, se exagerar no preço, irá afastar os compradores. Há muitos compradores querendo comprar casas baratas. Contudo, é importante saber valorizar o seu imóvel, para se conseguir uma venda pelo melhor preço possível.

Por exemplo, na Century21 realizamos uma pesquisa de mercado completa para os vendedores, e sugerimos um valor justo e seguro para a sua casa, para que venda no menor tempo possível.

Dica 4 – Uma foto mal feita desvalorizará a sua casa na venda

As fotografias são a principal vitrine da sua casa. Lembre-se do que diz o ditado: não há segundas oportunidades para causar uma boa primeira impressão. Fotos claras, nítidas e amplas irão mostrar ao potencial comprador o que há de melhor. Nenhum comprador gostaria de entrar numa casa sombria e escura. Pois bem, as fotos precisam mostrar que a sua casa é um local arejado e bem iluminado. Uma foto mal feita pode reduzir a perceção do valor de um imóvel em até 25%.

Antes de tirar uma fotografia, abra todas as janelas e cortinas. Mostre que a sua casa é bem iluminada! Faça as fotos sempre durante o dia, preferencialmente entre as 10 e as 15h. Mantenha todas as luzes da casa acesas durante a sessão fotográfica: todos os detalhes precisam estar muito bem iluminados.

Recomendamos fazer uma sessão de fotos com um profissional. Utilizar uma câmera fotográfica DSLR com pelo menos 12 Megapixels, com uma lente de 8-16mm ou 10-18mm de zoom resultará numa imagem mais aberta das suas assoalhadas, dando ao comprador a total perceção do espaço de sua casa. Utilize uma abertura alta na câmera, como F15 ou superior. Isso irá dar uma boa noção de profundidade, resultando numa imagem igualmente nítida.

Como mediadora de imóveis, sempre ofereço uma sessão fotográfica profissional aos meus clientes que estão a vender casa, sem nenhum custo adicional. É muito importante e valoriza a sua casa.

foto ruim para vender casa

Foto feita com um telemóvel

foto para vender casa

Foto feita com uma câmera fotográfica profissional

Dica 5 – Cuidados necessários com as visitas em sua casa

Para que se venda um imóvel, é normal receber dezenas de visitas. Por vezes até mesmo mais de uma visita no mesmo dia. Pela minha experiência a trabalhar numa grande rede, é normal que um apartamento em Lisboa receba visitas praticamente todos os dias, até que seja de facto vendido.

Desconhecer a identidade de quem visita a sua casa pode ser perigoso.

É importante sempre buscar informações e filtrar aquelas pessoas que irão visitar a sua casa. Sempre faço um cadastramento prévio e uma entrevista com cada visitante interessado, para perceber a intenção e as necessidades do potencial comprador.

Caso já tenha uma assessoria imobiliária, recomendo também exigir sempre a identificação do mediador que acompanhará as visitas.

O horário ideal para receber visitas é entre 10h e 16h, com o sol ainda alto. O apartamento precisa estar com uma ótima iluminação, para que o pretendente comprador tenha a melhor experiência possível na sua casa. Ninguém gosta de visitar um lugar escuro e sombrio!

Dica 6 – Ofereça opções de financiamento bancário

É muito importante ter contacto com diversos bancos, para avaliar a melhor condição de financiamento para o comprador. O crédito habitação é o motor da economia. Se não fosse por ele, o preço das casas estaria mais pequeno – e consequentemente sua casa não valeria o mesmo.

Ao fechar uma venda de uma casa, você deve fazer contacto com o maior número de bancos que puder, para oferecer ao comprador a melhor opção de financiamento. Cada banco irá oferecer uma condição diferente, e portanto, cabe a você apresentar ao comprador estas opções.

É comum um comprador desistir do negócio a meio do caminho, por pensar que não terá o seu crédito aprovado, ou por acreditar que as condições não estão favoráveis.

Na Century21 fornecemos assessoria ao crédito imobiliário na compra e venda de casa, e temos correspondência com todos os bancos. Isto traz toda a segurança, com a maior brevidade possível para que a venda da casa seja bem concretizada.

Dica 7 – Tenha uma consultoria jurídica para fazer a escritura

Parece simples, mas agendar uma escritura pode trazer dor de cabeça. É sempre importante receber o pagamento de um pequeno valor como sinal, para garantir o negócio, e ter uma promessa de compra e venda entre o vendedor e o comprador devidamente assinada.

Uma promessa de compra e venda mal feita, e sem a devida consultoria, pode resultar no atraso em vender a casa e até mesmo na perda de dinheiro. Penalidades pela desistência da compra devem ser previstas e bem esclarecidas entre o vendedor e o comprador nesse momento.

No momento da escritura, todos os documentos precisam estar reunidos entre o comprador, o vendedor e também o banco que realizará o crédito habitação (se houver crédito habitação). Separe sempre bastante tempo para reunir-se com o banco por onde realizará o financiamento bancário, pois as semanas antes da escritura costumam ser bastante atarefadas. É muito comum um banco pedir documentos adicionais, e o vendedor precisar obtê-los à última da hora.

Conclusão: vender casa não é uma dor de cabeça

Na Century21 nós prestamos toda essa assessoria jurídica, para que tanto o comprador como o vendedor estejam despreocupados e tranquilos durante todo o processo de compra e venda. Vender casa é uma tarefa que requer demasiada atenção e cuidado. Por isso, conte sempre com a ajuda de um profissional qualificado e de confiança.

Meu nome é Isabela Carvalho, sou consultora imobiliária da Century21 – Fitamétrica 12 em Lisboa. Posso ajudá-lo a colocar a sua casa à venda na nossa rede, com toda a segurança e tranquilidade. Meu contacto é 925 699 535 e meu email é isabela.carvalho@century21.pt .

7 thoughts on “Vender casa: Sete dicas para vender sua casa mais rápido e melhor

  1. Rodrigo Coutinho

    Boa tarde,

    provavelmente não o sítio indicado para este tipo de pergunta. No entanto deve-se perguntar a quem sabe e por isso aqui vai:

    É legal anunciar a venda da minha casa do mesmo modo que uma imobiliária, ou seja, com um cartaz no exterior da moradia ?

    obrigado

    Reply
    1. Isabela Carvalho Post author

      Ola Rodrigo, Obrigada pelo contacto.

      Com relação a sua questão, pode sim por a placa para venda, com seu número de telefone, pois, você é o proprietário e pode tratar diretamente da venda com os pretensos compradores. Alerto para alguns detalhes, como limitar horários das ligações e das visitas, bem como zelar sempre pela sua segurança, de sua família e de sua casa. Perceba se o comprador possui mesmo aptidão para a compra. Verifique com o banco dos pormenores de eventual financiamento. Boa sorte com a venda. Caso deseje meus serviços de mediadora, terei muito gosto em ajudá-lo a vender seu imóvel, lembre-se que os compradores preferem adquirir imóveis através de agências, devido a comodidade, variedade de produtos, praticidade e a segurança gerada por nossa assessoria jurídica, e pela nossa história e experiência.

      Reply
  2. João Nogueira

    Oi Isabela, tenho um apartamento que está anunciado há quase 3 meses. Já tive algumas visitas, mas nenhuma se interessou de facto. Uma fez uma proposta em um valor muito baixo e não aceitei. O que pode sugerir ? Com os melhores cumprimentos

    Reply
    1. Isabela Carvalho Post author

      Ola João! Existem alguns fatores que podem estar atrapalhando. Diáriamente recebo contactos de pessoas com o mesmo problema. A falta de visibilidade é o problema mais comum. Quando você anuncia seu imóvel em uma grande rede, como por exemplo a Century21, realizamos anúncios em televisão, jornais, revistas, no site century21.pt, em panfletos, e também em grandes portais da internet. São 8 mil profissionais trabalhando por si e pelo seu imóvel, só em Portugal. Estamos a disposição.

      Reply
  3. Maria P

    Ola Isabela, tenho um T3 a venda em Miraflores, vocês trabalham com este tipo de mediação ? Posso lhe contactar a respeito de trabalharmos com o meu anúncio ?

    Reply
    1. Isabela Carvalho Post author

      Ola Maria, trabalhamos sim! Peço que entre contacto connosco sff.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *